domingo, 20 de março de 2011

A Família de Alta Performance - Conceitos Contemporâneos na Educação

No ano em que comemora 40 anos de carreira, o psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba, especialista em temas inerentes à adolescência, propõe em obra inédita um novo olhar a fim de que as pessoas percorram caminhos assertivos na construção de relações familiares coerentes e harmônicas, a partir do conceito de Alta Performance.
Qual é a fórmula para obter sucesso na vida profissional e pessoal? Como atingir o grau máximo de satisfação e excelência na qualidade de vida? Todos passam por dificuldades nas relações familiares, profissionais ou amorosas. Em Família de Alta Performance – Conceitos Contemporâneos na Educação (Integrare Editora), Içami Tiba mostra que bastam algumas mudanças, além da implementação de conceitos relacionais atuais para melhorar não só a sua vida como também de todos à sua volta, praticando a Alta Performance.
Em um mundo de velozes modificações e crises não é mais possível funcionar como antes. É preciso renovar, re-inventar e procurar saídas globais para atingir esta nova fase da evolução da humanidade. Pensando nisso, Dr. Içami Tiba lança este livro. A obra tem o objetivo de mostrar alguns caminhos para um mundo, uma família, uma pessoa melhor, através da Alta Performance. Todos podem e merecem a excelência na qualidade de vida, é possível ser um pai ou mãe com boa performance e, ao mesmo tempo, um profissional de sucesso.
Família de Alta Performance – Conceitos Contemporâneos na Educação é dividido em quatro temas centrais, que buscam mostrar de forma clara o início de possíveis problemas e maneiras inovadoras de solucioná-los, são eles:
  • Família de Alta Performance com Filho Único;
  • Família de Alta Performance com dois ou mais filhos;
  • Casal de Alta Performance;
  • Pessoa de Alta Performance.
Para Viviane Senna, “Ninguém nasce sabendo como ser pai ou mãe. Como pais, precisamos estar abertos ao novo, a entender processos, a errar e não nos envergonhar disso, mas saber corrigir o possível.” O livro aborda parâmetros fundamentais para o alto desempenho que a família exerce sobre o âmbito social moderno com o qual nos deparamos.
Ao abordar a condição do Filho Único, Dr. Tiba esclarece em detalhes a Síndrome do Filho Único - e afirma que os responsáveis são os próprios pais. De acordo com o médico, pelo fato de ser o “rei” da casa, este filho tende a ser mais mimado. “É uma conseqüência da maneira pela qual este é criado, protegido, perdoado pelos seus próprios pais ou substitutos”, exemplifica o psiquiatra. Além dos pais, outras pessoas influenciam para Baixa Performance da família com Filho Único, como os avós de Neto Único. Os avós também sentem necessidade de agradar o neto, seja com brinquedos ou quebrando regras impostas pelos pais. A super - proteção ao filho único na infância pode refletir em dificuldades de relacionamento com os colegas na adolescência.
Família de Alta Performance com Filho Único – A família começa com o nascimento de um filho. Este é o primeiro e único filho, definitiva ou provisoriamente. Apesar de estar aumentando o número de filhos únicos, ainda é maior o número de famílias com dois ou mais filhos. Os pontos fortes e fracos desta condição é discutida com profundidade neste capítulo. As sugestões e conceitos a serem praticados na educação de um filho, segundo o autor, dá consistência ao tema e desperta reflexões.
Porém, quando a família tem dois ou mais filhos, os desafios são outros. Por muitas vezes, os filhos competem para ser únicos quando, na verdade, a família precisa encontrar um equilíbrio e aprender a conviver em equipe, a fim de conquistar a Alta Performance. Dr. Tiba também aponta questões pertinentes no capítulo Família de Alta Performance com dois ou mais filhos.
Família de Alta Performance com dois ou mais filhos – Bem ou mal os pais conseguem lidar com os filhos únicos. Mas os problemas se multiplicam quando vários irmãos entre si querem ser únicos. Com constantes brigas e provocações entre eles, que têm ritmos, temperamentos e objetivos particulares, não há Performance Familiar que agüente. Este capítulo esmiúça os pontos centrais que envolvem este contexto familiar como quem é o líder da equipe, família nuclear e expandida, QI e sucesso, conceitos corporativos, meritocracia, condição econômica e financeira, cidadania familiar, impunidade ao não uso da ética, ética: uma questão de educação, pais não são os melhores amigos dos filhos, amizade de adolescentes e excitação sexual, pai é pai e não ajudante da mãe, feedbacks educativos, entre outros importantes pontos.
Antes da constituição de uma família, algumas etapas são cumpridas. O casal se conhece, namora, troca alianças e casa. A partir daí, uma família está sendo estruturada. Por isso, um dos pontos essenciais para alcançar a Alta Performance no lar é que o casal atinja o ápice dessa performance. O autor compara os dias atuais com o antepassado, como no subtítulo De caçador de feras a pai, onde fala que o homem de hoje está mais presente na gestação da mulher. “Os pais de hoje são mais dedicados que seus pais, que nem iam à sala de parto, assim como os avós, que pegavam os netos somente quando já falavam”, explica.
Para se tornar um Casal ou Família de Alta Performance é preciso, primeiramente, ser uma Pessoa de Alta Performance. Dr. Içami Tiba explica que “são muitos os requisitos, uns mais importantes que outros conforme o estágio da vida. Um princípio é fundamental: uma pessoa pode ser melhor sempre”.
Casal de Alta Performance – Não se tem filho de uma hora para outra, assim de repente. Aliás, para formar o casal de pais, muitos estágios foram vividos: paqueras e ficadas, namoros, noivados e casamento. Aparentemente não é difícil o viver um para o outro. Esta parte do livro também fala dos caminhos que a humanidade trilhou para chegar à família de hoje e propõe reflexão em relação a itens como casamentos: conveniência e amor; construindo a paternidade atual; força da mulher no mercado de trabalho; liderança feminina na família; bom namoro não garante casamento feliz; filho nasce mas família não se forma; pais imaturos; amadurecimento relacional; pai/mãe competindo com o bebê; maturidade sexual precede a psicológica; amadurecimento cerebral para serem pais; casamento e filho precoces; pai que não assume o filho; complicadores de casamento; casamento que não dá certo; para um casamento ser feliz, entre outros.
Pessoa de Alta Performance – Para se chegar a Casal de Alta Performance e Família de Alta Performance é condição básica que a pessoa também tenha Alta Performance. Uma das características do ser humano é traçar uma busca incessante para preencher suas necessidades, atingir seus objetivos e ser feliz. São muitos os requisitos, uns mais importantes que outros conforme o estágio de vida em que se encontra e o que se pretende conquistar. Um princípio é fundamental: uma pessoa pode ser melhor sempre. A partir daí, o capítulo aborda temas como estudar é uma obrigação; filhos ensinam pais; estilo vegetal de vida; estilo animal de vida; ter filhos é planejar o futuro com carinho; DINK - Double Income No Kids ;doenças familiares; manter a saúde física; ter moradia; ter conhecimento; ter família; ser cidadão ético; ter cidadania etc.
Família de Alta Performance – Conceitos Contemporâneos na Educação convida pais, familiares e filhos interessados em alcançar melhor qualidade de vida a refletirem a partir das dicas e conceitos elaborados pelo autor.
A Integrare Editora, por ter uma proposta de ser uma empresa socialmente responsável e por acreditar que o papel das empresas vai além de pagar impostos e gerar empregos, destina uma porcentagem do faturamento de todo lançamento para uma entidade não-governamental reconhecida, atitude que faz parte de sua política empresarial. Por essa razão, destina um porcentual da venda desta obra para o Instituto Ayrton Senna.
“Ter Alta Performance como pais é, para mim, estarmos abertos ao novo, a ouvir, acolher, a ter compaixão e ternura, a entender processos, a errar e não nos envergonharmos disso, mas saber corrigir o possível. É darmos o melhor de nós para realizar a felicidade do outro, nosso bem maior, nosso filho...É ajudá-lo a ter braço nas situações onde nada mais resta a não ser acreditar e ter fé de que é possível.”
VIVIANE SENNA
Presidente do Instituto Ayrton Senna



http://www.tiba.com.br/livros/?n=017

Nenhum comentário:

Postar um comentário